Respiro é fundamental!

  • 02/09/2024

Respiro é fundamental!

A gente pensou nessa peça para lembrar como é importante que as pessoas respirem outros ares no campo da música. Para privilegiar o oxigênio de criações mais elaboradas e de novos talentos. 

Era um contraponto a uma eterna pressão do mercado comercial, congestionado em tempestades de sucessos contínuos, fórmulas pré concebidas pra ganhar dinheiro, alguns jabás para profissionais ou emissoras pouco éticas e toda uma indústria fonográfica só atrás de lucros.

Mas não imaginávamos que o nosso "ar real", aquele que respiramos literalmente, fosse ficar tão mais pesado, denso, poluído e irrespirável em boa parte do nosso país. Agora, como a ciência já havia alertado, entramos em uma espiral negativa, onde tudo tende a piorar. Quase não temos mais estações do ano, o desmatamento pelo homem, junto com os incêndios decorrentes do aumento da temperatura, reviraram o clima e uma série de catástrofes naturais tomaram  boa parte do mundo. E é só o início...

Impossível não lembrar do "Podres Poderes" do Caetano Veloso: "Enquanto os homens exercem seus podres poderes. Morrer e matar de fome, de raiva e de sede são tantas vezes gestos naturais. Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo daqueles que velam pela alegria do mundo, indo e mais fundo, tins e bens e tais. Ou então cada paisano e cada capataz com a sua burrice fará jorrar sangue demais nos pantanais, nas cidades, caatingas e nos Gerais. Será que apenas os hermetismos pascoais e os tons, os mil tons, seus sons e seus dons geniais nos salvam, nos salvarão dessas trevas e nada mais. Enquanto os homens exercem seus podres poderes morrer e matar de fome, de raiva e de sede são tantas vezes gestos naturais. Eu quero aproximar o meu cantar vagabundo daqueles que velam pela alegria do mundo, indo mais fundo, tins e bens e tais".

E que a nossa música e seu incrível poder encantador, consiga atrair e convencer uma nova geração para construir um mundo realmente sustentável.

Rádio Deleite, o melhor lugar do mundo era aqui. E agora? 

(Ilustração: Laurabeatriz e logotipo: Hélio de Almeida)

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes