Geraldo Pereira e o samba sincopado
- 05/12/2023

Nascido em Juiz de Fora em 1918, mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, viveu na Mangueira e morreu precocemente aos 37 anos.
Seu primeiro sucesso foi "Acertei no Milhar", composta com o Wilson Batista e teve em Cyro Monteiro, seu maior intérprete.
Sua morte nunca foi bem esclarecida. Citam a histórica briga com a Madame Satã, onde teria batida a cabeça; como também que teria sido envenenado por sua mulher com cacos de vidro em sua bebida - mas ninguem sabe ao certo.
Foi reinterpretado por muitos artistas da nova geração, entre eles, Chico Buarque, Gal Costa, João Gilberto, Paulinho da Viola e Luiz Melodia.
Entre outras canções mais conhecidas, estão: Acabou a Sopa, Bolinha de Papel, Chegou a Bunitona, Coitadinha Fracassou. Cabritada mal sucedida, Escurinho, Falsa Bahiana, Que Samba Bom, Sem Compromisso e Você está sumindo.
Geraldo Pereira é o nosso homenageado da semana, através de criação sob medida desenvolvida pelo artista gráfico: Hélio de Almeida.
Rádio Deleite, a que deixa a moçada com água na boca.
(aproveite que a Rádio Deleite estréia nesse sábado, às 18h30, a ótima produção da Rádio Batuta - a rádio de internet do Instituto Moreira Salles, em 10 capítulos)