Quem abriu as portas do mundo para os músicos brasileiros

  • 28/11/2023

Quem abriu as portas do mundo para os músicos brasileiros

Hoje pode até parecer comum, mas foi o Baden quem primeiro levou a música brasileira pra fora do país e, consequentemente, abriu espaço para os nossos músicos.

Nasceu em Varre-Sai, no Rio de Janeiro, em 1937, morreu no ano 2000, foi compositor e excelente violonista. Seu pai adorava o escotismo, daí, seu nome. Estudou com o famoso Meira, do Regional do Benedito Lacerda, foi de calouro, a integrante da Orquestra Sinfonica da Radio Nacional do Rio e, na década de 1960, começou a se envolver com alguns dos personagens fundamentais da musica brasileira.

Foi parceiro do Billy Blanco, Vinicius de Moraes, Paulo César Pinheiro, entre outros. Algumas de suas composições ficaram para a história, como: Berimbau, Canto de Ossanha, Deixa, Formosa, Lapinha, Samba em Prelúdio e Samba Triste; isso sem falar no album e composições históricas com o Vinicius em "Afro-Sambas".

É um dos responsáveis pela revalorização do Choro, pela disseminação da Bossa Nova e referencia básica para os grandes violonistas da atualidade.

Baden Powell é o nosso homenageado da semana através de arte criada sob medida pelo Hélio de Almeida.

Rádio Deleite, sem você, meu amor, eu não sou ninguém.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes